quarta-feira, 18 de maio de 2011

Simplesmente Makankosappo!

A batalha contra o saiyajin estava complicada. Nem os dois seres mais poderosos do planeta unindo suas forças podiam com o invasor alienígena. Piccolo, então, surge com um ataque criado especialmente para matar Goku, mas não seria dessa vez. Dessa vez essa técnica seria usada para derrotar Raditz e salvar seu arqui-inimigo, juntamente com todo o planeta Terra.
Trata-se de nada menos que o Makankosappo (魔貫光殺砲 - Makankōsappō), também conhecido pelo seu nome em inglês, Special Beam Cannon, uma técnica mortal desenvolvida pelo demônio Piccolo com o único objetivo de derrotar Goku e conquistar o planeta. É uma técnica bastante interessante só pelo tempo que demora para ser carregada, para começo de conversa. Sua manipulação é bem complexa, com dois diferentes disparos, um que seguia linha reta e outro que ia de forma helicoidal, gerando um efeito parafuso com uma capacidade perfurante e explosiva.
Em seu primeiro uso, Piccolo carrega uma quantidade de energia surpreendente que até assusta Raditz, que faz a leitura de um poder de luta de 1330 concentrados na ponta dos dedos de Piccolo. Infelizmente a primeira tentativa de ataque não funcionou contra o saiyajin, que conseguiu esquivar e só foi ferido no ombro.
 
 
 
Depois de Gohan ter seu acesso de fúria e atacar Raditz com sua super cabeçada, o saiyajin ficou mais vulnerável e desatento, dando brecha para Goku imobilizá-lo com um Full-Nelson e fazer com que Piccolo disparasse novamente sua técnica. Surge ai uma técnica em equipe, o Full-Nelson Special Beam Cannon (羽交い締め魔貫光殺砲Hagaijime Makankōsappō), nomeado em Dragon Ball Raging Blast como um dos super ataques de Piccolo e um dos poucos super ataques em equipe.
Com o passar da série e com o aparecimento de oponentes cada vez mais poderosos, a técnica foi deixando de ser usada. Seus usos se restringiram a poucos momentos, mas não menos inesquecíveis!
Na Saga dos Andróides, Cell faz uso da técnica de Piccolo em conjunto com a técnica Shishin no Ken, de Tenshinhan. O andróide ataca Goku com quatro Makankosappo’s vindos dos quatro cantos da arena, onde cada um dos clones de Cell estavam. Ainda assim, Goku consegue escapar e logo mostra a Cell o ponto fraco da já conhecida técnica de Tenshinhan.
   
    
Outros memoráveis momentos de uso da técnica remetem aos movies de Coola (Movie 05 – Uma vingança para Freeza) e de Bojack (Movie 09 – A Galáxia em Perigo). No primeiro deles, Salza aparece depois do eletrizante e esgotante combate entre Goku e Coola, pronto para acabar com todos, que estavam feridos e sem energia alguma para derrotá-lo. Atravessa em um flash, então, o makankosappo de Piccolo, salvando o dia e encerrando o movie com final feliz. Já no movie de Bojack, Piccolo faz uso da sua técnica para salvar Gohan, rebatendo a técnica do pirata espacial e salvando seu discípulo.
Agora, para quem acompanha a versão bem humorada Dragon Ball Abridged, redublagem americana dos nossos amigos da Team Four Star, já conferiu uma cena bem marcante do uso da técnica:
Essa cena mostra o que vemos muito na internet, da dificuldade que muitos têm de pronunciar [ou escrever]  o nome correto da técnica. Para esses que tem essa dificuldade, façam como Piccolo, dêem preferência para “Oh the hell with it! SPECIAL BEAM CANNON!” :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TENTE EVITAR
*SPAM
*OFENSAS
*XINGAMENTOS